quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Como detectar que ele está mentindo?

Se você desconfia de seu companheiro, esse pode ser um forte indício que ele realmente está mentindo. Pelo menos, é isso que afirma Dan Crum, ex-agente do serviço de inteligência dos EUA (CIA). Especializado em comportamento humano, ele é autor do livro “Será que ele mente para você?” (Editora Gente), no qual explica como é possível detectar as atitudes de um mentiroso.
Para ele, não é difícil identificar uma mentira, o segredo está em perceber a forma como a desculpa é dita – geralmente são respostas ausentes, explicações exageradas e muita insegurança. Os sinais do corpo também são grandes delatores: os braços ficam agitados, as mãos trêmulas e os pés inquietos.
Em 176 páginas, Dan Crum ensina como identificar os tipos clássicos de “lorotas” masculinas, da  falácia, que é a mentira proposital, até a omissão, a famosa “história malcontada”, além de dicas para não cair mais na conversa mole deles. Confira algumas passagens interessantes do livro:

Por que os homens mentem?
Lorota: É o motivo mais comum de mentira. Não é dita com a intenção de prejudicar alguém, mas apenas para dar um up-grade na própria imagem. O moço diz que é rico, inventa viagens internacionais e até sugere que seu Q.I. é acima da média, segundo um teste que fez.
Cortesia: Mente para agradar a mulher. A mentira, nesse caso, geralmente vem em forma de elogio e, convenhamos, não é tão mal assim. Por exemplo: o cara achou a sua roupa péssima, mas diz que tudo fica bonito em você. Tem mais: diante da pergunta “Eu engordei?”, ele invariavelmente responderá “não” – apesar de ter percebido o considerável ganho de peso.
Privacidade: Ele quer apenas se preservar, então mente sempre “para menos”, como não falar o salário real ou minimizar os próprios bens. É um tipo de mentira bem rara entre os homens, já que eles costumam aumentar muito os seus dotes.
Mentira simples: É aquela descarada, para enganar mesmo, sem dó. Geralmente são mentiras maliciosas e bem racionais, arquitetadas em guardanapos de papel na mesa do bar.

Estratégias para enganar
1. Resposta ausente: O mentiroso deixa frases no ar. Ele "joga" as informações para não se comprometer. Por exemplo: “Isso é uma questão de interpretação pessoal de cada ser humano”.
2. Desculpas: Exagera quando precisa se desculpar por alguma coisa. Insiste no perdão e quase se joga no chão para representar sua [falsa] autopunição. “Jamais faria isso, eu te amo. Diz que já me perdoou?”
3. Retardos: Enrola, enrola, enrola... Tudo para ganhar tempo durante a resposta e orientar melhor as palavras. Atende ao telefone, comenta sobre alguma coisa que está acontecendo ao redor da situação, vai fazer xixi. O objetivo dele é que a mulher esqueça do assunto.
4. Distorção de culpa: É uma mentira bem maldosa, o cara "joga" a questão para a mulher e tenta inverter a situação. Por exemplo: “Você está tentando arruinar o nosso namoro, é isso que você quer?”
5. Ignorância: Se faz de bobo, finge que não está entendendo nada sobre o assunto. Por exemplo: “O que você está querendo saber? Não consigo entender sua cabeça.”
6. Amnésia: Finge que esqueceu o assunto e pede que você explique tudo de novo. Enquanto isso, ganha tempo e, assim, volta para a opção três: retardos.
7. Justificativas: Em vez de responder o que foi perguntado, amplia o assunto e acaba se explicando demais. A desculpa do cara é quase uma dissertação de mestrado, devido ao medo que sente de ser descoberto.
8. Religião: Golpe baixíssimo, é o famoso “Juro por Deus”. Ele acha que assim, colocando Deus na história, tudo se resolverá por milagre.
9. Elogios: Elogia tudo exageradamente. O assunto, a companheira, as atitudes. Por exemplo: “Mas antes da gente continuar, eu já te falei como seus olhos são lindos?”
10. Sons: O mentiroso emite sons para dispersar a atenção do interlocutor: tosse, simula um espirro, assovia...
11. Drama: Apela para o lado emocional para tentar comover. Geralmente se faz de “coitado” e parece ser o homem mais injustiçado do planeta.


Dicas do detetive para não cair na lábia dos homens
- Não confie em alguém só porque ele parece sincero. Os sinceros olham nos olhos e dão respostas diretas, sem enrolações.
- Qualificadores nas respostas são indícios claros de mentira: às vezes, talvez, pode ser, pelo que sei e assim por diante.
- Os mentirosos apresentam suor na testa, olhos esquivos, mãos tremulas ou pés inquietos. Fazem gestos com as mãos, se distraem, arrumam a roupa e quebram o contato visual.

Fonte: Delas

6 comentários:

Anônimo disse...

Errado. essas paradas de suor, inquietação, desviar o olhar.. é tudo bobagem. Veja bem.. você é inocente.. talvez até demais, e alguém confronta você de maneira parcialmente agressiva, você também ira ficar nervoso mesmo que contando a verdade. esses sinais variam muito de pessoa em pessoa, não servem pra todos. E nem sempre o uso de qualificadores vai indicar mentira.. algumas pessoas vão ser extremamente meticulosas com as palavras que falam enquanto contam a verdade por não querer deixar a impressão errada.. se a pessoa não tiver certeza de algo e afirmar com certeza ela pode ser confrontada de forma pior posteriormente caso a informação tenha sido errada. Certo.. "Não confie em alguém só porque ele parece sincero." mas isso não quer dizer que os sinceros olham nos olhos todas as vezes.. os mentirosos olham muito mais.. eles precisam saber se a pessoa está acreditando em sua mentira. o desvio do olhar só ocorre quando o mentiroso tem vergonha do seu ato.
E mesmo assim.. mulheres não querem homens sinceros. os sinceros são bons preservadores.. mas de que adianta preservar se não conquista nada? já os mentirosos são bons conquistarores e podem até preservar de maneira considerável até a ficha cair.

Thiago disse...

Gostei muito do post. Suas dicas para descobrir as mentiras dos homens sao muito boas!
Realmente os homens nao sabem mentir tao bem quanto as mulheres. Isto somado a percepcao feminina que é maior e o faro para mentiras, complica a vida de qualquer homem mentiroso.

Abraços

Thiago Lopes
Blog Confiança e Sedução
www.confiancaeseducao.com.br

lolTUGAlol disse...

somos tramados.lol

Anônimo disse...

Caraca meu namorado é o maior mentiroso q eu conheço...kkkkkkkkkk, até parece q tem compulsão por mentir...doente, eu heim!!!

Anônimo disse...

EU CONHEÇO VARIAS PESSOAS ASSIM .PRINCIPALMENTE MEU GENRO KKKKKKK

Irdos Pereira disse...

As mulheres têm mais facilidades para mentir mesmo e por muito mais tempo sustentam a mentira.

Postar um comentário