segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

12 dicas para integrar corpo e mente



Organismo gosta de rotinas e elas podem favorecer no combate à ansiedade. Tenha horários regulares para as refeições e para dormir

A qualidade de vida torna a pessoa mais compreensiva, tolerante e criativa. Auxilia na administração do tempo e proporciona uma atitude mais segura e eficiente, segundo o especialista em programas de qualidade de vida para executivos, professor de Educação Física Wagner da Rocha. Ele ressalta que quando o corpo e a mente trabalham integrados, conseguimos ouvir melhor as nossas necessidades.

Seguem aqui doze dicas para reduzir a ansiedade e o estresse

1ª) Desintoxique-se: pratique a alimentação desintoxicante diariamente, fazendo uso de sucos especiais - como clorofila ou clorofila com abacaxi - uma ou mais vezes por dia, sendo o primeiro em jejum logo ao levantar.

2ª) Alongue-se: a atividade física é um excelente antídoto para a ansiedade e o estresse, cinco minutos de alongamento antes de dormir podem fazer maravilhas pelo sono.

3ª) O ritmo da vida: as leis naturais obedecem a um ritmo. Existe hora para acordar, se alimentar, trabalhar e relaxar. O organismo gosta de rotinas e elas podem favorecer no combate à ansiedade. Quanto mais regular o horário das refeições e de dormir é excelente para um organismo debilitado.

4ª) Ficar só: experimente ficar por um tempo escutando e dando atenção para sua respiração, o importante é dedicar-se a você.

5ª) Pratique yoga, tai chi chan ou alguma prática oriental: sem risco de se machucar, você ainda reaprende a respirar, meditar e flexibilizar suas couraças musculares.

6ª) Receba massagem: pelo menos uma vez/semana não abra mão deste momento para você mesmo.

7ª) Valorize bons momentos: é responsabilidade nossa mudar os pensamentos destrutivos e negativos e colocar no lugar os bons pensamentos.

8ª) Sem exagero: a ansiedade gosta de exagerar e dramatizar as coisas. Neste momento, rir é o melhor remédio, o sorriso aumenta a produção de endorfinas e serotoninas.

9ª) Pega leve: todo mundo tem o direito de errar ou de cometer enganos. Excesso de controle e perfeição só serve para afastar as pessoas uma das outras.

10ª) Busque contato com a natureza: ela faz um fio terra que descarrega você de tudo que está em desequilíbrio. Portanto, caminhe descalço na terra, na praia, tome banho de mar ou cachoeira, admire o horizonte, o pôr-do-sol, as estrelas e o canto dos pássaros.

11ª) Aproveite o trânsito: tenha sempre no carro MP3 e CDs com músicas que o ajudem a relaxar.

12ª) Meditação: Qualquer que seja a técnica eleita, o espaço será sempre o mesmo: o de você ficar mais presente, mais atento ao que seu coração fala, é ficando com consigo mesmo que você poderá tomar decisões lúcidas, conscientes e mais vitoriosas.




Matéria de Wagner da Rocha - foi responsável pelo bem-estar de modelos de várias edições do São Paulo Fashion Week, inclusive de Gisele Budchen. É formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), é terapeuta natural, também dá cursos de yoga e massagens.

Fonte: Vya estelar

0 comentários:

Postar um comentário